sábado, 6 de setembro de 2014

Mundiais de basquete e vôlei

Desde o final de semana passada até o dia 12 de outubro estão sendo realizados, alguns de forma simultânea, e outros vindo em sequência, os campeonatos mundiais dos melhores esportes coletivos depois do futebol: basquete masculino, basquete feminino, vôlei masculino e vôlei feminino. Neste exato momento, estão sendo realizadas as duas competições masculinas.

A Copa do Mundo de Basquete(nome oficial da competição a partir desta edição) está nessa semana nas oitavas de final, onde o Brasil enfrentará amanhã a Argentina pela terceira vez seguida no primeiro mata-mata em um torneio de basquete de tier 1(nas outras duas deu Argentina) após uma boa primeira fase com apenas 1 derrota; primeira fase que teve uma maratona de jogos na primeira semana do torneio, daqui por diante é só jogo eliminatório onde os grupos foram divididos em 2 "conferências"(uma com os grupos A e B e outra com os grupos C e D) para impedir um confronto entre Espanha e Estados Unidos antes da final, a ser realizada em Madri no dia 14. Este é o último mundial em que a competição é disputada no mesmo ano dos mundiais de futebol e vôlei, a partir do próximo ciclo olímpico, a ser iniciado em 2017,  a Copa do Mundo de Basquete passará a ser disputada um ano antes da Olimpíada(por exemplo, a primeira edição nesse formato será em 2019) para fugir da competição com o esporte bretão e também servir como competição pré-olímpica.

O Mundial de Vôlei Masculino começou junto com o de basquete, no dia 30/8, porém durará uma semana a mais e irá até o dia 21/9. Também tem 24 equipes, também passam 16 para a segunda fase, porém a segunda fase não é com mata-matas, e sim com sub-divisão e afunilamento de grupos, até Sobrarem 4 para disputarem as semifinais. Antes dela, tem a terceira fase com 2 chaves de 3 times definidos por sorteio, para evitar o que aconteceu em 2010 quando o Brasil entregou um jogo para a Bulgária. O Brasil busca o tetracampeonato(e é tetra de verdade, pois o tri foi conquistado consecutivamente em 2002, 06 e 10).

Infelizmente nenhum dos torneios tem TV aberta(a Globo que se diz patriota passou um jogo de futebol que não valia nada no horario em que a seleção brasileira masculina de vôlei disputava uma partida pelo campeonato mundial da categoria, evento da modalidade equivante à sua copa do mundo), e mesmo na TV fechada, são poucos os jogos transmitidos, pra ver tudo que nem na Copa do Mundo FIFA só via gatoweb mesmo. E na net brasileira a cobertura dos sites nacionais também está fraquinha, pra pegar as infos que eu procurava para me informar sobre o torneio busquei nos sites oficiais das competições e na wikipedia em inglês.

Mais pra frente falo sobre as competições femininas para o post não ficar grande demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário