sábado, 20 de junho de 2015

Começam as Oitavas da Copa Feminina 2015

Resumão da primeira fase da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2015:

Grupo A: Grupo bem equilibrado com 4 seleções medianas, onde qualquer um poderia terminar em qualquer posição. O Canadá fez valer o fator casa e confirmou o primeiro lugar da chave, o que lhe garantiu o mais fácil dos caminhos no mata-mata, onde não enfrentará adversários top antes da semifinal. O time da Holanda tem várias gatinhas, mas decepcionou na bola no pé, pensei que fosse melhor.

Grupo B: Alemanha estreou logo com um 10 X 0 na Costa do Marfim, e posteriormente confirmou o primeiro lugar na chave e a posição de grande favorita ao título ao lado dos EUA. Noruega continua um time competitivo com loirinhas lindas, pode chegar longe, pelo seu histórico no futebol feminino elas é quem deveriam ser as cabeças de chave do Grupo F na minha opinião. Mas, como diria Vitor Sergio Rodrigues, na FIFA, "o critério é não ter critério".

Grupo C: Grupo de um time. O campeão Japão confirmou seu favoritismo e venceu as três partidas, porém não convenceu e em todos os jogos aplicou apenas a vantagem mínima, acho que perde para o Brasil nas quartas. Teve um confronto repetido com o da Copa do Mundo Masculina: Suíça X Equador. O resultado foi um pouquinho diferente dos 2 X 1 da Copa no Brasil: 10 X 1.

Grupo D: Grupo da morte. EUA é o grande favorito ao lado da Alemanha, e passou bem dele, passando em primeiro no grupo. As competitivas seleções de Austrália e Suécia abocanharam outras duas vagas. A revelação da Nigéria, Oshoala, fez.. um gol(se o primeiro critério de desempate fosse número de vitórias ao invés de saldo de gols, a Tailândia se classificaria ao invés da Suécia).

Grupo E: Outro grupo de um time só, o Brasil confirmou o primeiro lugar da chave já na segunda rodada, permitindo jogar um amistoso de luxo na última rodada. As eliminadas Espanha tinha como destaque jogadoras com nomes exóticos, e a Costa Rica, a jovem técnica Amelia Valverde, de apenas 28 anos.

Grupo F: Nenhum bicho papão, assim como no Grupo A, esse foi o grupo mais fraco da competição, como geralmente são os grupos F das competições FIFA jogadas no consagrado formato "Copa do Mundo do México", que deve trazer resultados positivos para o futebol feminino nas próximas edições. Teve a maior zebra da competição até agora: França 0 X 2 Colômbia.

Pitacos:

1- Chega a ser engraçado a competição exibir banners exaltando a FIFA após os recentes escândalos envolvendo a entidade.
2- Foi engraçado no meu trabalho um cliente dizendo que a culpa do boleto do Enem ser pago apenas no Banco do Brasil era "culpa da FIFA". Aí também não...
3- Dica para os colecionadores de álbuns de figurinhas: a tendência é o álbum da Copa Feminina, infelizmente, encalhar, Então quem o colecionar e completar terá daqui a alguns anos um produto raro e valioso em mãos, que ganhará ainda mais valor agregado se o esporte vier a se tornar popular no Brasil algum dia.
4- As Super Campeãs do Japão enfrentaram Camarões com um uniforme verde-limão que apelidei rapidamente de "marca-texto", por ser exatamente a mesma cor do colete dos seguranças inúteis da concessionária de trens Supervia, que dispensam apresentações.
5- Falando nisso, Formiga "com 50 anos(outra do Vitor Sergio)" continua na Seleção, hehe.
6- A nossa Seleção fez duas de suas partidas em Montreal, na que talvez seja a mais conhecida cidade do Canadá em nosso país, por causa do GP de F1, cuja edição deste ano, diga-se de passagem, foi disputada semana retrasada e vencida pelo Lewis Hamilton.
7- Se o Brasil perder, não tem jeito, agora vai pra cas... peraí, será que vai pra casa mesmo? A próxima competição a ser disputada por nossas meninas, já no mês que vem, também é no Canadá, é o Pan de Toronto. Acho que vão dar uma esticadinha mesmo em caso de eliminação precoce, fiquei curioso agora...
8- Todos os cabeças de chave confirmaram o primeiro lugar na chave e jogam suas partidas das oitavas no horário nobre(ou ao menos, em bom horário, dentro do possível) de seus respectivos horários. Bem, quase todos, só um confronto sobrou, e não foi coincidência, já que a competição é "largada" por aqui, tanto que assisto à competição por meios alternativos: Brasil X Austrália, que pega a hora do almoço de domingo.
9- Se os favoritos fizerem o dever de casa nas oitavas, as quartas de final serão abertas exatamente com o mesmo confronto que abriu a Copa do Mundo Brasil 2014: França X Alemanha.
10- Semana passada, em função do torneio, ocorreu o inverso do que geralmente ocorre. Super Quarta de futebol, resto de semana meia boca. Semana passada foi segunda, terça, quinta e sexta com muito futebol feminino, e quarta tive que contentar com outra Super Quarta: a do Street Fighter!
11- Ainda acho o uniforme do futebol feminino, assim como o do basquete, muito masculinizado. O basquete teve o macaquinho, que Brasil e Austrália usaram durante um bom tempo mas atualmente é peça extinta, enquanto do futebol das meninas, só me lembro de um uniforme bem legal que a Portuguesa usava no Campeonato Paulista feminino, quando se chamava "Paulistana" no final dos anos 90, onde o short era uma mistura de short-saia, bem feminino e bonito sem ser sexualizado. Infelizmente não vingou e não faço ideia de onde encontrar fotos dele na web para exibir aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário