segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Mimimi Gringo nos Torneios Brasileiros


Está rolando nos sites estrangeiros muita reclamação deles em relação ao comportamento da torcida brasileira, em relação ao barulho da torcida na etapa brasileira da Capcom Pro Tour. Aqui é Brasil: torcida alegre, vibrante e barulhenta faz parte do espetáculo, os incomodados que se retirem. Essa pauta ganhou repercussão no Brasil e no mundo no final dos anos 90 e início dos 2000, quando o Brasil conseguiu montar uma equipe competitiva na Copa Davis de Tênis, com Gustavo "Guga" Kuerten, Fernando Meligeni, Jaime Oncins e Flávio Saretta. A torcida brasileira quebrava totalmente o protocolo: enquanto os gringos ficam calados e virando a cara pra lá e pra cá durante as jogadas, com aplausos ao final de cada jogada, os tupiniquins torciam como se estivessem em um jogo de futebol. Me lembro até hoje o mimimi do austríaco Thomas Muster, que ameaçou inclusive abandonar a quadra durante uma partida. Se já ficaram assustados com o torneio de Street, fico imaginando como ficaram de piti se assistissem ao Heaven or Hell, o principal torneio brasileiro de anime games, disputado também neste fim de semana. O Top 8 de Guilty Gear Xrd teve zoação e barulheira do início ao fim, a zona acontecia a cada combo encaixado, foi o torneio mais divertido que assisti em um bom tempo, parece até uma grande reunião entre amigos, lembrei até das jogatinas que eu participava durante minha adolescência.




Keoma venceu a seletiva brasileira para a Capcom Cup com seu Abel. Não foi nada fácil, no começo da final contra Haitani, considerado um dos 5 deuses japoneses do Street Fighter, ele errou vários combos e perdeu algumas oportunidades de atacar quando o oponente abria a guarda, demonstrando nervosismo, porém com o tempo ele encontrou seu melhor jogo, virou as melhores de 5 que disputou contra o japonês, e conseguiu uma vitória maiúscula sem direito a bracket reset. Agora ele teoricamente está qualificado para a Capcom Cup nos EUA em dezembro, o Campeonato Mundial de Street Fighter(porém está rolando o comentário no Eventhubs que, em função das dificuldades dele em obter o visto no consulado americano - o "chefe secreto" dos torneios de jogos de luta brasileiros - ele vai disputar na prática o Dreamhack Winter, na Suécia, que é mais ou menos o Campeonato Europeu de Jogos de Luta. Os japoneses vieram para cá provavelmente achando que ia ser "molinho"(lá fora chegaram a chamar o torneio de "vaga gratuita para a Capcom Cup), mas perderam, sendo que um deles sequer chegou à fase final. Foi o melhor torneio brasileiro de jogos de luta que assisti, espero que a tradição se mantenha e em 2016 tenhamos uma nova Seletiva Brasileira para a Capcom Cup na Brasil Game Show(ou no Treta, quem sabe?), que com certeza será disputada no Street Fighter V. E antes que eu perca a oportunidade, vou fazer dois trocadilhos com o nome do campeão.

Classificação da fase final do torneio:

1- Keoma

2- Haitani(Japão)
3- Ibukiman(cometeu um erro estratégico na final da repescagem: na semi da repescagem, ele não estava jogando bem com Oni, e quando tomou o 2 X 0 trocou para seu melhor personagem, a Ibuki, e conseguiu a virada, com direto a quase duplo-perfect na última luta. Contra Haitani, ele insistiu no erro de ir do início ao fim com Oni e perdeu por 3 X 0)
4- Chuchu
5- Pr3da
5- Prometo
7- Caju
7- Guiller BR(os dois que ficaram em sétimo eliminaram Pepeday no sábado.

Menção honrosa para um jogador apelidado "Palmeirense CRT", ele não só usava um apelido em referência ao seu clube de coração, como jogou o torneio usando um uniforme do Verdão e em algumas partidas chegou a escolher personagens com a paleta verde, em um tom de cor similar ao do seu clube. Espero que tenha chegado a alguém do Departamento de Marketing da Sociedade Esportiva Palmeiras.


Foi um fim de semana com muitos torneios, além da Capcom Pro Tour Brasil e Heaven or Hell, tivemos um torneio em Edmonton(Canadá), um em Campina Grande(PB) e o segundo maior torneio da Costa Oeste dos EUA, o Socal Regionals(que de "regional" não tem nada, é disputa de nível internacional, regional é o WNF). Nele, o carismático Filipinoman confirmou sua boa fase e conseguiu um quarto lugar, quase que deu para ele. O pódio teve Bonchan e Kazunoko do Japão(Bonchan conquistou a vaga para a Capcom Cup) e Xiao Hai da China em terceiro. Momochi e PR Balrog(entre muitos outros, como Mago) foram vítmimas de zebras e foram eliminados precocemente, e Dieminion(com um Guile fazendo cosplay de Doctrine Dark do Street Fighter EX) perdeu para Snake Eyez e seu Zangief, na que é a maior rivalidade Leste X Oeste do cenário atual de Street Fighter nos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário