quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Makeruna Makendo 2, uma Jóia Perdida

Este ano estamos tendo um verão com um mês de janeiro frio no Rio de Janeiro. E verão frio me faz lembrar de 1998, e no final de 97/início de 98 me lembra o verão que passei alugando jogos de Super Nintendo no bairro(no final do mês eu compraria o videogame mais subestimado de todos os tempos, o Sega Saturn). E por tabela verão frio me faz lembrar uma "jóia perdida" que joguei na época, um jogo de luta japonês que alguei para o SNES por duas oportunidades chamado "Makeruna Makendo 2", jogo lançado em março de 1995 pela Datam Polystar, e único jogo que joguei dela(caraca, falando nisso, apesar de nesse ano o Saturn e o Playstation já estarem no mercado, parece ter sido o melhor ano do SNES, esse ano só saiu jogão para ele). Lembro que vi a capa, e vi: "Caraca! Jogo de luta japonês com garota mágica! Deve ser legal! Vou experimentar!" Foi um dos jogos que mais me divertiram naquele verão, me deu vontade de fazer um post dele. Posteriormente descobri que ele também saiu para Playstation(nunca joguei essa versão). Ele é contnuação do jogo de fase Makeruna Makendo, também do SNES(lançado no ocidente como Kendo Rage) e antecessor do Makeruna Makendo Z, um RPG para PC-FX, que deve ser legalzinho também. Ele também tem um OVA de 40 minutos que se passa entre os Makendos 1 e 2.



Personagens(a grande maioria começa com a sílaba "ma"):

Hikaru/Makendo - Protagonista do game. É a irmã mais nova da Makendo original. Sua típica garota mágica heroína de desenhos e jogos japoneses. No PSX é chamada de Makendo2 para diferenciá-la da Makendo original.
Masoccer - Jogador de futebol com topete. Pela cor do cabelo e do uniforme, deve ser torcedor do Palmeiras.
Makkey - Macaco-zumbi que é músico de rua. Se fosse carioca iria tocar na Supervia e apanhar dos seguranças do Metrô Rio.
Madonna - Bailarina xará da cantora pop mais famosa de todos os tempos. Se o jogo tivesse uma versão americana, com certeza mudariam o nome dela pelos  mesmos motivos que levaram a capcom a embaralhar os nomes dos membros da Shadaloo do Street Fighter II.
Garekky - Robô gigante. Só tem tamanho e é o único personagem que não é selecionado nem por código.
Maririn - Menina obesa do game, parece um botijão/bujão de gás. No PSX se chama Mamarin.
Macho - "Sereio" homossexual do game. É o personagem mais engraçado do game, tem cor de gay(roxo), voz de gay, chegando a ser escandaloso quando apanha ou morre, e em sua música fica falando "aham!" durante ela. É um nível de baitolagem tão absurdo que foi o personagem mais homossexual que conheci no milênio passado. Só viria a ser superado em jogos que conheci nesse milênio(porém lançados no milênio passado) por personagens que estão no mesmo nível de boiolagem dele: os irmãos Aniki, que chamo de "Marombeiros do Warsong(Langrisser)" por fazerem aparições nos cenários secretos dos jogos da série, e além disso são protagonistas de sua própria série, a "Cho-Aniki"(aliás, ambos reforçam o estereótipo do homem musculoso ser homossexual no Japão). No Playstation o Macho foi renomeado como Mermaid e seu nível de viadagem foi suavizado, está mais calminho e até música trocaram, saiu a música de Boate Gay com o "Aham!" e entrou uma música que parece mais de robô aquático do Mega Man. Junto com Maririn, faria o jogo ser alvo do mimimi dos "politicamente corretos" nos dias de hoje, já que são caricaturas de classes discriminadas pela maioria(obesos e homossexuais, respectivamente).
Mai/Makendo - A Makendo original. Exclusiva da versão PSX(e selecionável via código), no SNES ela aparece apenas em diálogos no modo história. Conhecida como Jô em Kendo Rage.
Makenka - Ciborgue que parece um herói de tokusatsu, a música e o cenário dele inclusive remetem ao gênero, onde toca uma música heróica com um Super Sentai ao fundo fazendo pose, e vilões típicos dele decorando o cenário(com direito a um "Goldar" e vários soldadinhos). Na época do jogo eu falava que ele era o namorado da Makendo. Sou shippeiro desde criancinha, uahahahaha.
Makenro - A gostosona do game.
Makenpo - O chefão e grande vilão do game. É um faraó do espaço, muito legal. Jogável via código.

Diferenças das versões Super Nintendo e Playstation:

1- No PSX há grande melhora nos gráficos e efeitos sonoros, os diálogos inclusive são dublados.
2- No PSX a música continua entre os rounds, no SNES ela volta para o início em todo round.
3- No SNES a jogabilidade é um pouco mais travada e golpes tiram mais energia.
4- No SNES o modo história é mais detalhado, no PSX ele tá mais para um "Arcade Mode" mesmo.
5- Os gráficos são ligeiramente melhores no PS, a barra de energia tem foto dos lutadores, e há ilustrações e cutscenes em anime.
6- No SNES as barras de energia e especial variam de tamanho conforme o nível do personagem, já no PSX as barras já começam no tamanho máximo, o que varia entre os níveis é a porção cheia e máxima dela.
7- No PSX tem um personagem a mais, a Makendo original, e alguns personagens tem nomes diferentes.





Links:

Makendou Central: http://makendou.n-masters.com/?p=mmz
Gamefaqs: http://www.gamefaqs.com/snes/571245-makeruna-makendou-2-kimero-youkai-souri
Tumblr: https://www.tumblr.com/search/makeruna%20makendo
Wikipedia: https://en.wikipedia.org/wiki/Makeruna!_Makend%C5%8D_2:_Kimero_Youkai_Souri











Nenhum comentário:

Postar um comentário