domingo, 6 de março de 2016

Estou Jogando Street Fighter V



Enfim, depois de duas semanas de ansiedade, comprei o Playstation 4, mais o jogo de luta do ano, Street Fighter V. Meu plano inicial era pegar o console e o jogo depois das Olimpíadas, mas, dada a proximidade do lançamento do jogo com a data do meu aniversário, resolvi antecipar os planos em meio ano e me presenteei. Vou focar endividado até o fim do ano, mas é um sacrifício que vale a pena, ao contrário de jogos como os de aventura e RPG, onde não faz diferença você pegar o jogo no lançamento ou daqui a 2, 3 anos, nos jogos de luta o diferencial é enorme, guardadas as devidas proporções, dá pra reviver aquela sensação gostosa de quando chegava um lançamento muito esperado no fliperama do bairro(como era com os jogos da série King of Fighters na época da SNK clássica) e todo mundo aprende a jogar e evolui junto. Gosto muito da Live, acho ela melhor do que a PSN, mas com Street Fighter V, e, ainda esse ano, The King of Fighters IV como exclusivos do PS4, não tinha como não virar a casaca.

A ilustração do post é um pedido que fiz ao Marcos Pereira Dos Santos. A inspiração veio quando estava escutando a música do cenário dela no Street Fighter V, o Kanzuki Estate. Como o tema parece uma música japonesa épica, tipo músicas de samurai, imaginei a personagem com roupas de... samurai!



Pitacos:

1- Os três brasileiros mais bem colocados no ranking mundial do Street Fighter V da Capcom Fighters Network jogam de Karin Kanzuki(o segundo é o Keoma e o terceiro é o House, não lembro o nick do melhor brasileiro).
2- Ainda é cedo para dizer se esse é melhor jogo da série, todos ainda estão muito empolgados com seu lançamento, o certo é que não dá pra comprar com Street Fighter IV, são jogos completamente diferentes, o IV tinha um feeling "Old School"(é praticamente um Street Fighter 2 e meio com Focus Attack e Ultra Combo) e serviu para ressucitar o universo dos jogos de luta, trazendo de volta antigos jogadores e despertando o interesse de novos. Já o V é um jogo completamente novo, onde a Capcom pretende dar um grande passo à frente com sua franquia e desenvolveu para isso um jogo totalmente novo, com mecânicas e personagens inovadores(bem... tá, algumas coisas nem tanto, tudo bem que tem muita coisa chupada da SNK e da Arc System Works, mas dá pra relevar). Frases que definiriam bem cada jogo.
IV- "Ressureição das cinzas,"
V - "O início de uma nova era".
3- Li nos comentários do Eventhubs que se o "vilão" dos jogos de luta, o Filipino Champ(não confundir com Filipino Man) se comportasse do jeito que ele age na época dos fliperamas, a chance de ele ser agredido e sair do fliper bem machucado seria muito grande. Não sei se lá nos EUA tinha o clima mais ou menos pesado que aqui, mas se fosse aqui no Brasil no mínimo desligariam a máquina quando ele ganhasse algum contra.
Falando nisso, o "desligar a máquina" nos tempos atuais se chama "ragequit".
4- Falando em ragequit, a partida que mais me diverti foi quando joguei com um jogador de Birdie. O curioso é que ele deve estar pensando que sou ragequitter até agora, porque na segunda partida, quando eu estava para perder, minha conexão caiu...
5- Os modos offline do jogo sem dúvida são muito fracos, poderiam até colocar o subtítulo "for matching service" no Street Fighter V. Ele é exclusivamente um jogo para se jogar contra online, é quase um Pokemon Online/Pokemon Showdown da série.
6- Sobre as "chupações" do jogo, bem, o modo história parece uma versão bem simplificada dos modos história dos jogos de luta da Arc System Works(Blazblue, Guilty Gear, etc), até por isso a expectativa que eu tenho da sua expansão é que ela seja algo similar ao "True Ending" desses jogos. E tem vários golpes "similares" de outros jogos, principalmente da SNK. Laura é quase uma "Shermie da Capcom"(assim como o Abel era o "Clark da Capcom"), Birdie tem um golpe parecido com o do Yashiro Orochi, Charlie Nash tem o Genocide Cutter do Rugal, Rashid usa o especial de furacão do Joe Higashi como seu V-Trigger, e o Ken usa roupa parecida com o Ryo Sakazaki, e o foco de seus golpes em chutes tá lembrando um pouco o Blaziken. Este sempre foi a contraparte Pokemon do Ken Masters, mas parece que desta vez os papéis se inverteram.
7- Entre 0 e 1000 pontos praticamente só tem pato, a maioria deles de Ken(que é o boneco preferido dos noobs desde o Street Fighter II). A partir dos 1000 pontos começou a vir a galera do mesmo nível do que eu e estagnei na pontuação, se eu quiser evoluir no jogo tô vendo que vou ter que estudá-lo bastante, eu jogo de Laura e venho tendo sérios problemas com personagens rápidos e de pressão, como Karin, Nash e Cammy.
8- É isso, o jogo tem expectativa de vida útil de seis anos, isto é, é só o começo de muitas aventuras, emoções e diversão a mil. Espero aproveitar bem o jogo até a Copa do Mundo do Catar e que esse seja apenas o primeiro de muitos relatos sobre o jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário