quinta-feira, 26 de maio de 2016

Campeonato de Street Fighter V Saraiva

Durante a Semana do Orgulho Nerd, a Livraria(bem, atualmente muito, mas muito mais que uma livraria) Saraiva promoveu em conjunto com a Warner, diversos torneios de Street Fighter V em algumas de suas principais filiais, em diversas cidades do Brasil. E, claro, o Rio de Janeiro não poderia ficar de fora, com sua edição realizada no último sábado, 21 de de maio de 2015. Enfim, saí da minha toca e fui prestigiar o evento, afinal, era o último dia das minhas férias e também o último dia da "temporada" de minhas jogatinas no Street Fighter V, pois a partir desta semana começou uma maratona com estudo, trabalho e que culminará com minha estadia nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio. E quando eu voltar a jogar em ritmo forte... já terei o The King of Fighters XIV para dividir as atenções com o Street Fighter V.


Saí de casa às 10:30, com uma hora de "atraso", já que minha meta era sair às 9:30 para chegar no Shopping Tijuca às 11:00, horário de início das inscrições. Peguei o 653 e depois o 636, cheguei na Saraiva Mega Store Shopping Tijuca por volta de 12:00, e estava preocupado em chegar lá e não ter mais vaga, afinal em São Paulo estavam disponíveis 64 vagas e parece que lotou. Felizmente me enganei e estava vazio, apesar de chegar relativamente tarde, na prática cheguei cedo, fui o segundo inscrito no torneio, me inscrevi sem problemas, com isso tive que enrolar até o horário do torneio, que começaria às 16:00, mas segundo os organizadores, era necessário estar a postos no local às 15:00. Depois da inscrição, fui almoçar. Eu iria no Pizza Grill, mas infelizmente o rodízio de Pizzas de lá só começa às 16:00, então nada feito. Decidi ir em outro rodízio, mais caro e sofisticado: o Estrela do Sul(de carnes) da Avenida Maracanã. Muito bom, mas não sei se valeu a pena pelo custo-benefício, foi uma das poucas vezes em que ser encalhado se tornou uma vantagem(curiosidade: no caminho me deparei com uma briga de casal na Rua Major Ávila, a Rua das Flores). Depois que saí do rodízio, bebi um garrafão de água, carreguei e usei um pouco meu celular no wi-fi do shopping e por último estudei um pouco, já que sou prevenido e levei meus livros do curso de Espanhol.
Enfim, deu 15:00, fui no local e estava rolando um Free Play na Saraiva, por causa da minha timidez não participei dele nem interagi com os outros participantes do evento. Enfim, por volta de 15:40, teve a explicação do regulamento somada ao sorteio. O número de inscritos foi entre 16 e 32 participantes, o que deu um número "quebrado", com isso houveram duas baterias de eliminação simples com 16 participantes cada(sim, na contramão da maioria dos torneios, sem repescagem, ufa), onde os perdedores da primeira bateria participariam de um sorteio para preencher as vagas que faltavam para completar 16 jogadores para que fosse realizada a segunda bateria. Ao final das duas baterias, o campeão da primeira bateria disputaria com o campeão da segunda o título de supercampeão, que daria ao vencedor o prêmio simbólico de um jogo Street Fighter V para Playstation 4. Além do game, todos os jogadores receberam como brinde de participação um poster, e não houve premiação em dinheiro. Não teve taxa de inscrição e foi apenas um "evento-teste" da Warner para medir a comunidade como um termômetro e verificar a possibilidade da realização de eventos. Marquei com dois amigos: um furou e o outro chegou bem atrasado, mas conseguiu prestigiar um pouco da segunda bateria, o Arildo Mestre Ryu.
Havia jogadores de todos os níveis lá, desde gente que conhece bem o jogo e joga online até gente que ainda não tem o jogo e só conhecia o game pela versão beta. Na primeira bateria, iniciada às 16:00, as chaves estavam bem equilibradas. Joguei com a Laura como sempre, e, na primeira luta, venci fácil um jogador de Rashid, na segunda venci bem, na primeira luta o oponente estava de Laura e na segunda, de Rashid. Perdi um round na segunda luta temida regra do "pause", mas compensei com um perfect no round seguinte, e na terceira luta, a semifinal da primeira bateria, enfrentei um bom jogador de Ken, não joguei tudo que eu sabia e perdi por 2 X 0, levando 2 X 0 na primeira luta e 2 X 1 na segunda, terminando na terceira posição. Fiquei um pouco frustrado pois tinha condições de vencer a bateria. Na final, o jogador de Ken venceu um jogador de Laura na final, porém este herdou o título pois aquele tinha um compromisso à noite e não podia ficar para a segunda bateria.
Na segunda bateria, iniciada às 18:00, o nível estava mais alto, dois competidores muito fortes entraram no torneio e se enfrentaram logo na primeira luta, e eu dei o azar de cair do lado da chave deles, um estava de Necalli(que viria a vencer) e o outro jogou de Zangief e Cammy. Na minha primeira luta, venci fácil(não lembro o boneco do oponente). Na segunda, enfrentei o jogador de Necalli e a derrota foi inevitável. Apesar de ter ficado com uma colocação pior nesta bateria(quinto), fiquei satisfeito pois perdi para um jogador melhor do que eu e fiz o que podia. Fica o consolo de que, em ambas baterias, perdi para os campeões. O jogador de Necalli viria a vencer a bateria e posteriormente o Supercampeonato contra o jogador de Laura. Depois rolou um freeplay, e às 20:00 eu e o Arildo fomos embora, pegamos o metrô e posteriormente o trem de Santa Cruz. A Supervia superviou e o trem que a gente pegaria, o penúltimo, avariou e a gente pegou o último trem mesmo. No caminho vimos uma gatinha que pegou o nosso metrô e o nosso trem, mas ficou por isso mesmo.

(Atualização do post 29/05/2016 17:00)

O Torneio da Saraiva que eu disputei semana  passada, além de ter ajudado a manter acesa a chama competitiva que se acendeu em mim na geração passada, foi sem dúvida o dia mais divertido do ano para mim. Eu que raramente saio de casa, raramente tenho oportunidades como aquelas de entretenimento e interação como a que tive semana passada, espero que futuramente tenhamos pelo menos eventos semanais de Street Fighter V no Rio de Janeiro, qualquer que seja o organizador. E o ambiente bom do torneio me deu vontade de um dia de ir em algum evento de tamanho maior, torneio internacional está fora da realidade, mas queria ir pelo menos em torneios de abrangência nacional algum dia. Eventos como o Treta, por exemplo, me deu vontade em ir nele um dia(vou postar essa parte no post do torneio também para que ele não se perca).

2 comentários:

  1. Haha! Muito bacana o seu post do dia. Fiquei feliz com a sua experiência, honrou as suas habilidades e entrou para o posto de melhor Laura do torneio. Pena que até eu jogar Street V de verdade você já vai estar no kOF XIV. Mas.."vamo que vamo".

    Muito bom revê-lo!!

    ResponderExcluir
  2. Hehehe, na verdade não fui a melhor Laura, já que uma outra Laura "herdou" o título da primeira bateria porque o Ken foi embora. A menos que você considere o "valor moral", hehe, já que ele apanhou mais do que eu daquele Necalli. Abraços!

    ResponderExcluir