terça-feira, 30 de agosto de 2016

Rapidinhas Rio 2016/07

Tirando o atraso... (3)

1- Sempre no finalzinho da Olimpíada, começam as competições de Ginástica Rítmica, ela não é tão badalada quanto o a "prima rica" ginástica artística,(e ao contrário do nado sincronizado ainda é disputado só por mulheres inclusive em mundiais), mas também é bem legal, curto bastante(já ginástica de trampolim eu acho chato pra caramba). Infelizmente o Brasil é apenas figurante no cenário internacional deste belo esporte. É com um episódio lamentável envolvendo esse belo esporte que vou abrir este post: durante uma matéria da Globo sobre o Ouro Olímpico do futebol masculino, puderam ser vistos reflexos da monocultura do futebol. Um torcedor que assistiu ao jogo Brasil X Alemanha em um telão no Parque Olímpico estava se vangloriando de ter deixado de assistir a um evento de ginástica rítmica para ver a final do futebol, mesmo tendo comprado um ingresso de 300 reais. Não sei o que foi pior: o torcedor ter jogado fora 300 reais, ou ter tirado um ingresso disponível de algum espectador que realmente queria ver a ginástica rítmica "in loco". E dá-lhe monocultura do futebol!

2- E não foi só a Globo, Olimpíada comendo solta e ESPN e Fox Sports passando reportagem de Corinthians em horário nobre.


3- Se em Londres 2012 os atletas "separados no nascimento" que chamaram a atenção foram Lucão do vôlei(Brasil) e Pau Gasol do basquete(Espanha), na Rio 2016 havia dois atletas que além de serem "gêmeos", compartilhavam do mesmo nome: Wallace da Seleção Masculina de vôlei, e Wallace zagueiro do Flamengo.

4- Fui em uma loja, e fui atendido por uma brasileira que me abordou em... inglês! Falar idiomas estrangeiros é bom, mas nunca os coloco acima da minha língua(nem costumes) maternos, sou brasileiro e carioca antes de tudo. Falar em inglês é muito bom, mas com estrangeiros, brasileiro falar com outro brasileiro dentro do Brasil em uma língua que não seja o português brasileiro é o fim, quem me conhece do meu blog sabe que, por exemplo, em meus posts "nerds" evito até estrangeirismos, evito termos como "selfie", nos posts de Street Fighter evito jargões como "comeback", "losers bracket"(nessas horas prefiro os termos do Galvão Bueno e das transmissões da Globo mesmo), sou do tipo que se não se destrair ainda chama o Superman de Super-Homem.
5- Aqui no Brasil o evento esportivo mais assistido com certeza foi a final do futebol masculino, bateu recordes de audiência superando até jogos da Seleção na Copa do Mundo, mas em termos globais duvido que algum evento tenha superado Usain Bolt nos 100 metros rasos. Jady Duarte com certeza assistiu e curtiu.
6- Com a eliminação precoce da Seleção Brasileira de Basquete Masculino, foi aberto um buraco na grade de programação na Tarde Olímpica da quarta-feira(17/8) e foi exibida pela primeira vez na história da TV aberta o grande evento "Ginástica de Gala", evento não-competitivo(e sim artístico) que celebra o fim das competições de Ginástica Artística e o início da Ginástica Rítmica. É um evento grandioso, lindo, mas infelizmente pouco divulgado e obscuro até na internet, ao menos aqui no Brasil. Evento maravilhoso, que merecidamente obteve índices de audiência satisfatórios. Há males que vem para o bem. Valeu, Nenê e cia!
7- Quando acaba uma olimpíada sempre sinto uma sensação de ressaca. A sorte é que esse ano, dois dias depois do fim da Rio 2016, tem The King of Fighters XIV, que comprei na pré venda e já estou jogando.
8- Rio 2016, as melhores Olimpíadas de todos os tempos. Eu não apenas assisti. Eu vivi. Dificilmente serão superadas algum dia por alguma outra edição, nem mesmo por Tóquio 2020. Talvez se algum dia o video-game entrar no programa Olímpico...
9- Quanto à minha experiência pessoal, trabalhei nela, vi eventos ao vivo, respirei o evento... só faltou mesmo o principal: desencalhar. Chegou a hora de a carruagem virar abóbora.
10- Para finalizar, a cena mais engraçada de todas as Olimpíadas: repórter do Sportv é tietado por garotas chapadonas em um bar na noite carioca. Ah se eu tivesse no lugar dele... link:
http://torcedores.com/noticias/2016/08/reporter-do-sportv-e-tietado-por-mulheres-em-transmissao-na-madrugada-assista

Nenhum comentário:

Postar um comentário