segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Rio 2016 - Encerramento

(apesar de ser o post da Cerimônia de Encerramento, não é o último post da Rio 2016 no blog, ainda tenho mais coisa atrasada para postar, só estou fazendo ele agora porque ele está "fresco" na minha cabeça e é o assunto do momento)

Bem, como sempre não vou fazer mais do mesmo resumindo mais do mesmo resumindo o evento, vou dar apenas meus pitacos sobre as partes mais importantes.


1- Se no sábado a torcida brasileira quebrou o recorde nacional de uso de camisinhas em um grande evento esportivo por causa da conquista do inédito e tão sonhado Ouro Olímpico do Futebol Masculino, ontem com certeza foi a vez de os atletas quebrarem o recorde mundial de preservativos das Olimpíadas, teve até Cordão do Bola Preta pra ditar o clima da Cerimônia de Encerramento.
2- Teve chuva o dia inteiro, e no final uma chuva artificial para apagar a chama olímpica. Ficou bem poético, pois foi como se o Rio de Janeiro estivesse "chorando" por causa do fim das Olimpíadas.
3- Fazia um bom tempo que a Globo não exibia uma cerimônia de encerramento na íntegra, nem a do Pan 2007 ela exibiu.
4- Uma grande novidade foi a participação de pessoas comuns como protagonistas da festas a maioria desconhecidos na festa, porém o principal deles já é velho conhecido de Londres 2012 e do Carnaval Carioca: o Gari Renato Sorriso, onde ao final de sua participação se juntaram como se fossem um sentai(tá, viajei, mas é para linkar para o próximo item).
5- No meio da festa, um preview de oito minutos da próxima Olimpíada, Tóquio/Tokyo 2020. No começo do clipe, já dava pra imaginar que vinha coisa boa, aparecia uma garota com roupa de colegial na rua de manhã, com a inscrição "Shibuya- 9:30 AM"(Shibuya é o bairro mais conhecido de Tóquio entre o público geek/nerd/otaku). Não deu outra, no clipe apareceram, entre outros, vários ícones da cultura pop japonesa, entre eles Ozora/Oliver Tsubasa dos Super Campeões, Pac-Man(Come-Come), Doraemon, Hello Kitty, e o protagonista deles, o ícone da Nintendo, nada mais nada menos que o Super Mario, culminando com a aparição do Primeiro Ministro do Japão, Shinzo Abe, no Centro do Maracanã fazendo cosplay do encanador italiano saindo do cano do Mario, cano este que ficou no centro do estádio mais importante do futebol mundial durante toda a aprsentação das Olimpíadas de Tóquio, um crossover inesperado e inesquecível. O mais engraçado é que nem o Galvão Bueno nem ninguém conheciam nenhum dos personagens que apareciam no clipe, só no finalizinho o Galvão citou o Mario, de uma forma em que ficou bem claro que alguém da produção soprou para ele no ponto eletrônico. Fica a expectativa de termos um novo boom de cultura japonesa no Brasil e no mundo em 2020. No Brasil mais especificamente, não acho que vai chegar ao ponto de termos animes em TV aberta, mas podemos ter mais espaço sobre o Japão na mídia em geral, como foi por exemplo no centenário da imigração da japonesa no Brasil em 2008. Aposto que em 2020 a Globo vai exibir uma novela(provavelmente das 8) com tema ligado ao japão e o SBT vai exibir e uma de suas concorrentes(quem sabe a Band, até lá as novelas turcas devem estar desgastadas) devem exibir um ou mais doramas, os eventos podem capitalizar alguma coisa em cima disso, as editoras de mangás, os restaurantes temáticos, etc... para finalizar, essa "amostra grátis" da Tóquio 2020 foi o suficiente para mostrar que o COI realmente não estava brincando quando disse que ele estava empenhando em aumentar a audiência entre o público jovem nas próximas edições dos Jogos Olímpicos, e começou com o pé direito. E, particularmente, essa é a brechinha que existe para que possamos sonhar com o distante, mas não impossível sonho de ver os esportes eletrônicos, os videogames competitivos, em uma edição dos Jogos Olímpicos.
6- No final da festa, a festa virou um verdadeiro Carnaval fora de época no Maracanã, quase uma "Marques de Sapucaí", com os já citados Cordão da Bola Preta, Gari Sorriso, que sabou com a gatíssima top model Izabel Goulart(foto), muita pegação e zoação entre os atletas, e, claro, a partipação das principais escolas de samba do Rio de Janeiro, onde Portela e Mangueira não poderiam faltar. Para quem sempre tinha curiosidade em saber como seria uma narração de desfile de carnaval com Galvão Bueno, deu pra ter uma ideia de como seria na noite de ontem.
7- Pra finalizar, Tóquio tem tudo para ser a segunda maior Olimpíada de todos os tempos. Porque Rio 2016 será insuperável. E o fuso horário é bom para a Globo passar bastante coisa, já que é quase tudo de madrugada e de manhã(eu infelizmente não vou ver quase nada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário