terça-feira, 6 de setembro de 2016

SANA 2016 Criticado no Exterior

Brasil pagando mico no exterior no Street Fighter, mas não foi nenhum jogador, foi a organização de um evento. Postaram um tweet agora há pouco e o narrador "Ultradavid"(David Graham), uma espécie de Galvão Bueno estadounidense do Street Fighter, retweetou:

"O evento brasileiro da CPT no fds da EVO teve 27 inscritos.
Os caras que ganharam 1 pt por 13º tiveram 2v2d
Um cara que ganhou 2 pts em 9º teve 1v2d"

Um evento aqui no Brasil com um torneio de Street Fighter V valendo pontos para a Capcom Pro Tour foi realizado exatamente no mesmo fim de semana da EVO. Para quem estiver curioso, o evento em questão foi o SANA, no Ceará, principal evento de anime do Nordeste Brasileiro. Vamos por partes:

1- Por um lado, é tradição aqui no Brasil fazer os principais eventos de anime do nosso país no mês de julho, primeiro que o principal público alvo deles(os adolescentes) estão em férias escolares e tem mais facilidade para se deslocar para os eventos, além de ser um mês que os organizadores sempre trazem atrações internacionais do Japão para os eventos daqui, tem bem mais de um evento de anime no Brasil no mês de julho.
2- Por outro lado, foi sim burrada colocar do Sana colocar o evento e consequentemente o torneio nesta data. Além de demonstrarem total desconhecimento do calendário e da estruturada dos torneios da Capcom Pro Tour(a EVO para quem não sabe é o equivalente à Copa do Mundo dos Jogos de Luta, fazer o que eles fizeram foi mais ou menos o que a CBF faria caso o Campeonato Brasileiro Séries A e B continuassem sendo jogados normalmente durante a Copa do Mundo), pra completar o estrago o Sana ainda chocou em datas com o Anime Friends. Não vou entrar no mérito se o AF ainda é o maior evento de Anime ou do público Geek do Brasil e da América Latina, isso não vem ao caso aqui, mas entre os eventos de anime nacionais que ocorrem em julho ele ainda é o maior, isto é, em encrenca em dobro, como diriam Jesse e James da Equipe Rocket. Podiam ter evitado isso jogando o Sana para 22 a 24 de julho, ou , na pior das hipóteses, 29 a 31 de julho, seriam as melhores, ou menos piores datas para o evento. Pra agosto já não daria mais, nem preciso dizer os porquês. Fica com isso registrado o mico de proporções internacionais do Brasil na Capcom Pro Tour Libertadores da América Latina.
3- Momento divertido: os americanos ao comentarem o tweet do David devem ter sentido o que a gente sente ao ver compeonatos de esportes americanos sendo disputados normalmente durante o período de realização da Copa do Mundo de futebol.
4- Ano que vem isso não vai acontecer mais, eu li na Rádio Leão que parece que a partir do ano que vem a etapa nordestina da Capcom Pro Tour será disputada no torneio "Salty Fortal".

Nenhum comentário:

Postar um comentário