sábado, 11 de outubro de 2014

Mundial de Basquete Feminino 2014

Foi realizado de 27/9 a 5/10 o Mundial de Basquete Feminino 2014, na Turquia, 4 anos após ter realizado a edição masculina de 2010. Ao contrário da categoria masculina, que ganhou uma expansão no torneio em 2006 para 24 e na edição de 2019 ganhará um novo upgrade com 32 equipes, com um Mundial que talvez seja o campeonato de seleções mais competitivo do mundo, onde tirando os times da África e da Ásia, todos tem chance de medalha, com disputas em altíssimo nível, infelizmente o basquete feminino estagnou, apesar da WNBA, e vai caminhando a passos largos para ser, assim como o futebol, ser considerado um esporte à parte(ao contrário do vôlei, por exemplo, onde homens e mulheres são tratados mais ou menos em pé de igualdade). O Brasil já foi um dos tops do basquete feminino, mas após a sua decadência, sobraram no topo EUA como o melhor time em absoluto, e mais uma vez confirmaram a supremacia com o título fácil fácil na Turquia, Austrália como segunda força; em função do chaveamento elas enfrentaram as ianques na semifinal e terminaram a competição em terceiro, mas como a bracket ao contrário da edição masculina não foi dividida em "conferências", se quisessem poderiam ter deixado o fair-play de lado e entregado um dos jogos da primeira fase para fugir de um confronto precoce com os EUA, mas preferiram não fazê-lo, ao contrário de sua co-irmã masculina que entregou um jogo para Angola no Mundial da Espanha.
O Mundial teve uma pequena alteração de formato para deixar a segunda fase com apenas um jogo para cada time para deixar a competição mais enxuta, o que mostra claramente que a FIBA está antenada com a triste estagnação do basquete feminino internacional. O Brasil caiu nesta fase após quase ser eliminado na primeira fase em uma campanha vexatória. Tudo indica que nas Olimpíadas de 2016 o Brasil repetirá as duas últimas edições e será eliminado na primeira fase, pagando um king kong. E em nosso país a audiência com certeza foi menor do que podia por causa da concorrência com o Mundial de Vôlei Feminino, que será abordado no próximo post, e com o próprio basquete, já durante a primeira fase do torneio o Flamengo conquistava em casa o Mundial de Clubes de Basquete Masculino, que para alegria dos vascaínos foi ignorado no site da FIBA diga-se de passagem. Os fãs do esporte mais uma vez tiveram que apelar para gatoweb.
O Mundial teve a curiosidade de ter três equipes de língua portuguesa no torneio, com Brasil, Angola e Moçambique. Algo assim havia acontecido recentemente apenas na Copa do Mundo FIFA 2006 na Alemanha, que teve Brasil, Portugal e Angola. Geralmente há no máximo 2 participantes de nossa língua em mundiais do tipo, geralmente é Brasil e Portugal no futebol masculino e Brasil e Angola no basquete.
A gata que ilustra o post é a musa da competição, a sérvia Milica Dabovic. Mais fotos dela nos links abaixo:
link 1
link 2
link 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário