sexta-feira, 22 de julho de 2016

EVO 2016

No último fim de semana, foi realizada mais uma edição da Evolution Championship Series, ou simplesmente EVO, a "Copa do Mundo dos Jogos de Luta", desta vez com uma grande novidade: se a transmissão no Twitch diminuiu, desta vez as finais do Street Fighter(estreia do Street Fighter V) foram transmitidas ao vivo pela ESPN com grande sucesso, inclusive no Brasil, com direito a link ao vivo no Sportscenter comandado por André Kfouri e Fernando Nardini. Outra grande novidade foi que finalmente colocaram o torneio do jogo principal, Street Fighter, para ser disputado em três dias. Desta vez usaram a cabeça, e não tinha como ser diferente, já que houve quebra de recorde de
inscritos, mais de 5000.



1- Jogos do Torneio:
A- Com finais no domingo: Street Fighter V, Super Smash Bros. Melee, Guilty Gear Xrd Revelator, Ultimate Marvel vs Capcom 3 e Mortal Kombat XL.
B- Com finais no sábado: Killer Instinct, Super Smash Bros. for Wii U, Pokken Tournament e Tekken 7.
2- Se a EVO deu audiência na ESPN, ano que vem a Globo vai comprar a exclusividade dos direitos de transmissão para passar no SporTV. E, sinceramente, talvez seria até bom, é o empurrão que os jogos de luta competitivos precisam para deslanchar no Brasil, pois se isso acontecer, a Copa do Mundo dos Jogos de Luta vai aparecer nas telinhas de todo o país, no Globo Esporte e no Esporte Espetacular.
3- Smash Melee, quem diria, hoje tomou o posto da Marvel de jogo número 2 da EVO. Uma vitória da comunidade, os jogadores do game colocaram o jogo no torneio "na marra" há alguns anos atrás e a comunidade de lá pra cá veio se solidificando, o que mostra que com força de vontade e união, tudo se consegue. Fica a lição para os fãs de KOF, que pelo segundo ano consecutivo estão fora da EVO pelos games da SNK serem impopulares nos EUA e na Europa.
4- Enquanto isso, Pokken foi bastante badalado, a ponto de parte do torneio ser narrado pelo narrador Ultradavid, narrador titular(ao lado de James Chen) da maioria das transmissões americanas dos torneios de Street Fighter da Capcom Pro Tour(curiosamente na EVO deste ano entrou o Sajam no lugar dele, não sei o porquê). Ele fez o mata-mata do Pokken junto com a Persia, que manda muito bem em Marvel 3. Foi algo mais ou menos como ver o Galvão Bueno narrar hóquei sobre grama nas Olimpíadas.
5- Do sábado à noite até a manhã de domingo, muita bebedeira e zoação com drinques pesados e Street Fighter V com Gootecks no "Bar Fights". Deve ter ido até a hora do almoço, e, se bobear, deu mais audiência que muito jogo oficial. Destaque para a Laura do 801 Strider.
6- Grandes confrontos no mata-mata do Street Fighter, realizado horas antes da bebedeira, no sábado. Daigo sofreu suas duas derrotas para dois grandes rivais. Primeiro, para Tokido, em um Mirror Match de Ryu. E em seguida, a eliminação contra a Karin de seu maior rival, Justin Wong. Vale lembrar que que no último encontro deles em um torneio top top, Daigo com Evil Ryu havia aniquilado o Rufus de Wong na Capcom Cup 2014, disputada com Ultra Street Fighter IV. Desta vez veio o troco, neste confronto que equivale ao "Flamengo X Vasco" dos jogos de luta.
7- Nas finais de Marvel, finalmente o maior tabu da EVO foi quebrado. Chris G, o maior jogador da história no jogo preferido dos americanos, venceu o chileno Kane Blue River e recuperou a hegemonia ianque no game que é o "basquete dos jogos de luta". Será que é um bom sinal para que a Seleção Olímpica de Rogério Micale faça a sua parte e traga o único título que falta para a gente? Voltando ao Marvel, segue a lógica de termos sempre zebras em anos ímpares e a lógica em anos pares. Minha final preferida foi a de 2014, que reuniu os dois melhores jogadores do game em sua melhor forma, Justin Wong e Chris G, com vitória do primeiro. Campeões:
2011- Viscant(ainda Marvel 3 Vanilla)
2012- Filipino Champ
2013- Flocker
2014- Justin Wong
2015- Kane Blue River
2016- Chris G
8- Enfim, chegamos ao Street. Um dia depois da bebedeira, Gootecks comportadinho na tela da ESPN, transmissão com muitos intervalos do jeito que a emissora gosta(provavelmente foi imposição dela), à lá esportes americanos, do tipo 1 intervalo a cada luta, com isso, tivemos o top 8 de Street Fighter mais longo da história, com quase 3 horas de duração. E, como sempre, começou atrasado para a alegria de Galvão Bueno.
A- Destacaram muito o Li Joe na transmissão por ele ser o único americano e por ele trazer emoção ao evento, parte por ser extremamente raçudo, parte por seu pai estar na plateia torcendo por ele como se fosse realmente uma final de Copa do Mundo.
B- Muitas zebras na repescagem. Japoneses sem graças que felizmente não chegaram na final
C- ESPN censurou a roupa da Rainbow Mika.
D- Na final, deu a lógica, entre os dois melhores e mais consistentes jogadores do torneio: Fuudo(Mika) e Infiltration(Nash). Continuando a sua predominância na temporada, o coreano venceu o japonês com seu Nash, conquistando o primeiro título de Street Fighter V, e se contarmos os torneios de Street IV, na realidade ele é bi-campeão. Download Complete!
E- A partir do ano que vem teremos EVO também no Japão.
F- A Capcom lançou um cenário comemorativo da EVO 2016. Como é um cenário dinâmico segundo a descrição do jogo, a tendência é que ele mude de acordo com o torneio tier 1 que se aproxima(Capcom Cup 2016, EVO 2017, CC 2017, e assim por diante)...
G- Campeões de Street Fighter IV:
2009- Daigo(Japão- Ryu)
2010- Daigo(Japão- Ryu)
2011- Fuudo(Japão- Fei Long)
2012- Infiltration(Coreia do Sul- Akuma)
2013- Xian(Cingapura- Gen)
2014- Luffy(França- Rose)
2015- Momochi(Japão- Ken)

Nenhum comentário:

Postar um comentário