segunda-feira, 5 de março de 2018

A Onda dos "Pré-Torneios"

Hoje em dia, em muitos torneios esportivos pelo mundo, a moda é colocar uma competição preliminar antes da competição principal em questão. Elas existem para agradar ao público, patrocinadores, e darem uma nova chance para jogadores/times que em uma caminhada "normal", não se qualificaria para o evento, dando uma nova chance a eles. É uma versão moderna(ou "gourmet", se preferir) de uma repescagem. Alguns deles são inclusive mais emocionantes e difíceis que a primeira fase "oficial" do torneio a que eles pertencem. O primeiro evento do tipo que ouço falar, desde pequeno, são os qualifiers de torneios de Grand Slam do tênis. Mas sem dúvida o "pré-torneio" mais popular do mundo é a Pré-Liga da Liga dos Campeões da UEFA, Com três fases, tem jogos muito bons principalmente na última fase e os poucos sobreviventes vão para a fase de grupos da "Champions". Alguns times que ficam pelo caminho vão para a Liga Europa.

Outros exemplos:

Pré-Libertadores: existe desde o meio da década passada, mas foi reformulada ano passado e agora conta com quase 20 times, onde apenas 4 sobrevivem e passam para a fase de grupos.
Pré-Olímpico Mundial de Basquete Masculino: esse é sem dúvida o mais difícil de todos. Vários times(inclusive europeus com chance de medalha) se degladiam e só sobram três para os Jogos.
Campeonato Carioca: hoje em dia tem a seletiva, onde os dois time que subiram no ano anterior mais os 4 piores do campeonato passado disputam duas vagas para o torneio em si. É bem cruel, pois para quem perde, o ano ao invés de começar, pode acabar depois do Carnaval.
Copa do Brasil: não é oficial, é uma opinião minha: 80 times entram na disputa, onde sobram 5 que se juntam aos 11 que entram nas oitavas de final para o início de verdade do torneio.
Capcom Cup: tem os torneios "Last Chance", uma mata-mata com mais de 100 jogadores onde só o campeão sobrevive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário