quinta-feira, 14 de junho de 2012

Double Elimination System

Bem, hora de postar sobre um tema bastante polêmico: o sistema eliminatório adotado em torneios americanos de jogos de luta, chamado de sistema de dupla eliminação. Ao contrário do mata-mata simples, como por exemplo, o da Copa do Brasil, quem é derrotado no confronto não é eliminado do torneio, mas vai para um outro chaveamento denominado "Losers Bracket"(chave dos perdedores), onde é disputada uma repescagem com outros competidores que também já foram derrotados uma vez. Só após a derrota nessa chave é que o competidos é eliminado. É um tema bastante polêmico, já que o sistema permite que o jogador "falhe" em uma tentativa e depois possa plenamente se recuperar. Por outro lado, ele ameniza injustiças cometidas na distribuição dos competidores, como por exemplo, um dos lados da chave do mata-mata mais forte que o outro, grupos da morte, etc.
Sou da opinião que o campeão, para merecer o título, precisa superar todos os obstáculos para conseguir o título, mas, por outro lado, é injusto um competidor muito forte sair de forma bastante precoce por causa de um chaveamento realizado por critérios duvidosos. Em função disso, acredito que o ideal seja o meio-termo, um esquema parecido com o do judô olímpico, onde até existe a losers bracket, mas ela leva o competidor no máximo ao terceiro lugar(o que não deixa de ser uma colocação honrosa, seja o torneio, local, nacional ou internacional), para ser campeão ou vice tem que chegar na final invicto, isto é, permanecer até o fim na winners bracket, onde a final dos vencedores é ao mesmo tempo a grande final enquanto a(s) final(is) dos perdedores levam à medalha de bronze.

Prós do sistema de eliminação simples:
  • O campeão consegue o título sem questionamentos.
  • O torneio tem um tempo de duração mais curto, o que o torna mais fácil de se adequar às grades de TV e à agenda dos telespectadores.
Prós do sistema de eliminação dupla:
  • O perdedor tem uma segunda chance, o que permite corrigir eventuais injustiças ocasionadas pela formação de um eventual "grupo da morte", com competidores muito fortes se enfrentando muito cedo.
  •  Com um número maior de confrontos, há mais chance de ocorrerem partidas emocionantes entre dois competidores fortes, o que aumenta a audiência do público e a rivalidade dos competidores.
Para quem não conhece, um texto interessante sobre o sistema de dupla eliminação: Double elimination tournament

Nenhum comentário:

Postar um comentário